domingo, 6 de novembro de 2011

Projeto de estágio

PROJETO DE ESTÁGIO




CURSO: PEDAGOGIA
CIRCUITO:08
PERÍODO : 6º

UNIDADE PEDAGÓGICA: SANTA CRUZ DO SUL / RIO GRANDE DO SUL

ALUNA: CLÁUDIA JOSEANE CEZAR TAVARES

TUTORA: MARIA IOLETE DELLAVY RODRIGUES

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL

GESTORA : KÁTIA MARIA DE AGUIAR BARBOSA

TÍTULO: CONTOS E RECONTOS, QUEM SABE UMA HISTÓRIA?

TEMA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS


JUSTIFICATIVA
AS ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA SÃO ELEMENTOS QUE COMPÕEM A FASE INICIAL DA ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA; POIS ATRAVÉS DESTAS, A CRIANÇA CONSEGUE EXPRESSAR SEUS SENTIMENTOS, IDEIAS, PENSAMENTOS E EMOÇÕES.
SENDO ASSIM, COM UMA PRODUÇÃO TEXTUAL CONTÍNUA E OBJETIVA, O ALUNO AGILIZA SEU PENSAMENTO, INDEPENDENTE DA SUA FAIXA ETÁRIA; POIS ESCREVER E LER AQUILO QUE SE PRODUZ, FAZ COM QUE O ALUNO ADQUIRA HABILIDADES, QUE AO LONGO DO TEMPO SE APRIMORAM, FAZENDO COM QUE A CRIANÇA, DE MANEIRA INDIVIDUAL POSSA PERCEBER E CONSTRUIR O MUNDO EM QUE VIVE, EXPONDO SUA OPINIÃO PERANTE A SOCIEDADE E A VIDA ESCOLAR QUE POSSUE.


OBJETIVO GERAL
• PROPORCIONAR AOS ALUNOS ATIVIDADES ORAIS QUE POSSIBILITEM PRODUÇÕES DE TEXTOS; ONDE OS MESMOS POSSAM REDIGIR E ESCREVER PRODUÇÕES TEXTUAIS VARIÁDAS, EXTIMULANDO O PRAZER PELA LEITURA.

OBJETIVOS ESPECÍICOS
• POSSIBILITAR O APRIMORAMENTO DA ESCRITA, ATRAVÉS DE PRODUÇÕES TEXTUAIS;
• INCENTIVAR ATIVIDADES ORAIS QUE FAVOREÇAM A INICIAÇÃO TEXTUAL;
• ESCLARECER AS DÚVIDAS AO REDIGIR UM TEXTO, ESTABELECENDO CRITÉRIOS CLAROS DE CORREÇÃO E AVALIAÇÃO, LEVANDO O ALUNO A VERIFICAR SUAS FALHAS E A REESCRITA; PARA TORNAR SUAS PRODUÇÕES COESAS E ADEQUADAS.

CONTEÚDOS
• TIPOS DE TEXTOS;
• ORGANIZAÇÃO DE IDEIAS;
• DESENVOLVER A CRIATIVIDADE;
• AUTOMATIZAR A ORTOGRAFIA DE PALAVRAS;
• TRAÇAR LETRA CURSIVA LEGIVEL;
• USO ADEQUADO DE PARÁGRAFOS E PONTUAÇÃO;
• EMPREGO CORRETO DE PALAVRAS DE ACORDO COM O CONTEXTO DO TEXTO.


PROCEDIMENTOS
METODOLOGICOS
• CRIAR NA SALA DE AULA, UM AMBIENTE ACONCHEGANTE PARA A LEITURA, USANDO DA CRIATIVIDADE PARA CHAMAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS; SENDO QUE OS RECURSOS USADOS SERÃO TECNICAS DE INCENTIVO A LEITURA E TAMBÉM A PRODUÇÃO TEXTUAL;
• COMEÇAR APRESENTANDO O PROJETO PARA OS ALUNOS E FALAR DA IMPORTANCIA DO MESMO PARA A TURMA E O PORQUÊ DA ESCOLHA DE SE TRABALHAR COM ELE;
• TRABALHAR TODOS OS CONTEÚDOS VISTOS DENTRO DA PROPOSTA DO PROJETO;
• FALAR DA IMPORTANCIA DE SE LER, COMO LER E O QUE LER;
• FAZER UMA PRODUÇÃO COLETIVA DE UM LIVRO COM A TURMA, FAZENDO COM QUE CADA UM PARTICIPE ATRAVÉS DAS SUAS PRODUÇÕES TEXTUAIS;
• PROPORCIONAR ÀS CRIANÇAS A LEITURA DE VÁRIOS LIVROS INFANTIS E AUTORES CONHECIDOS;
• TRABALHAR COM AS DATAS COMEMORATIVAS: FESTAS JUNINAS E COPA DO MUNDO, ATRAVÉS DE POEMAS, USANDO AS RIMAS PARA A PRODUÇÃO DOS MESMOS;
• APRESENTAR PARA OS ALUNOS, FILMES QUE FALEM DOS TEMAS ABORDADOS EM SALA DE AULA: TRABALHANDO COM A ATENÇÃO E VISUALISAÇÃO DO TEMA PROPOSTO;
• DESEMVOLVER A MOTRICIDADE FINA E AMPLA, ATRAVÉS DE ATIVIDADES CRIATIVAS E BRINCADEIRAS;
• DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO DAS CRIANÇAS;
• PROPOR AOS ALUNOS ACIMA DE TUDO A INTERAÇÃO SOCIAL DA TURMA EM TODAS AS ATIVIDADES TRABALHADAS EM SALA DE AULA DURANTE A REALIZAÇÃO DO PROJETO EM QUESTÃO.


RECURSOS
• CAIXAS DE PAPELÃO, PARA A CONFECÇÃO DO CANTINHO DA LEITURA, ONDE SERÃO ARMAZENADOS OS LIVROS NA SALA DE AULA;
• UTILIZAR COLA, TESOURA, RÉGUA, LÁPIS, ADESIVOS;
• PAPEL PARDO PARA CONFECÇÃO DE TEXTOS COLETIVOS;
• FOLHAS DE OFÍCIO;
• TV, VÍDEOS, FILMES;
• LIVROS INFANTIS;
• MUITA CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO DOS ALUNOS PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
• AVALIAR AS CRIANÇAS TODOS OS DIAS, PRESTANDO A ATENÇÃO NA PARTICIPAÇÃO, INTERESSE, SUJESTÕES; ENFIM, OBSEVAR TODOS OS DIAS O CRESCIMENTO DE CADA ALUNO DE ACORDO COM CADA ATIVIDADE PROPOSTA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

• MATERIAL USADO DURANTE ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MAGISTÉRIO;
• APOSTILA DE OFICINAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS;
• APOSTILA DE DIDÁTICA DA LINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO;
• APOSTILA DE PREPARAÇÃO PARA A LEITURA COM NORMAS DE ESCRITA E PRODUÇÕES TEXTUAIS;
• APOSTILAS DE MATERIAL DIDÁTICO DA FTCead;
• PESQUISAS EM SITES DA INTERNET;
• APOIO PEDAGÓGICO DA PROFESSORA TITULAR DA TURMA E DIREÇÃO DA ESCOLA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário