domingo, 6 de novembro de 2011

PLANO PARA SER DESENVOLVIDO COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

DADOS DE IDENTIFICAÇÂO:
ESCOLA: Escola de Ensino Médio Dom Alberto
EQUIPE: Claudia, Ivone, Luísa, Marlete e Raquel
CIRCUITO: 08
PERÌODO: 8º

PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E USO DE LIBRAS

OBJETIVO:
Desenvolver um trabalho pedagógico com os alunos com surdez fazendo uma interação entre os alunos ouvintes, utilizando a língua de sinais e a língua portuguesa.

CONTEÚDO:
Linguagem oral, Língua de sinais e Linguagem escrita.

PROCEDIMENTOS:
O atendimento educacional, para atender os alunos com surdez e fazer a interação com os alunos com ouvintes, deve ser especializado em libras, em que todos os conhecimentos dos diferentes conteúdos curriculares, são explicados nesta lingual por um professor especializado na lingual de sinais, sendo o mesmo preferencialmente surdo.
O trabalho pedagógico deve ser desenvolvido paralelamente entre os dois professores da classe comum e o especializado, favorecendo o conhecimento e a aquisição dos conteúdos curriculares.
O atendimento deve ser planejado a partir do diagnostico do conhecimento que o aluno tem a respeito dos conteúdos curriculares. Este trabalho deve ser realizado todos os dias, com todos os alunos, usando recursos didáticos específicos em linguagens de sinais.
Os materiais e os recursos para esse fim precisam estar presentes na sala de aula, tais como: mural de avisos e notícias, biblioteca, painéis de gravuras e fotos sobre o tema da aula, roteiro de planejamento, fichas de atividades e um caderno criado pelo professor e os alunos, correlacionando os termos científicos e a linguagem de sinais.
Neste contexto o professor precisa ser criativo e inovador na sua prática usando os recursos didáticos disponíveis e confeccionando os não disponíveis com os alunos em sala de aula.

RECURSOS:
• Mural de avisos e notícias,
• Biblioteca,
• Painéis de gravuras e fotos sobre o tema da aula,
• Roteiro de planejamento,
• Fichas de atividades,
• Material reciclado,
• Participação dos alunos.

AVALIAÇÂO:
Os alunos devem ser avaliados de acordo com o conhecimento deles em lingual de sinais, observando a interação entre os mesmos, a participação coletiva e individual, assim como o crescimento e o desenvolvimento da aprendizagem a partir da utilização de materiais concretos na sala de recursos.

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